Projeto Astro

Astronomia e Astrofísica na Educação Básica
"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto..."

(Olavo Bilac)

Quando conheci o jovem estudante Gusthavo Henrique de Lima (7º Ano do Ensino Fundamental), seu discurso era de uma vida sem perspectiva, estava totalmente desestimulado e confuso. Perguntei o que ele gostava de fazer, o que, de verdade, para si, era algo fascinante e interessante o bastante para tornar a vida mais alegre. Ele me olhou nos olhos e, com certo orgulho, contou-me gostar muito de astronomia, sonhava ser um astrônomo, mas não via caminhos para realizar o seu sonho.

Foi assim que eu sugeri a construção deste AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) que aqui se apresenta, entretanto não imaginava que o jovem Gusthavo viesse a fazer este trabalho tão espetacular, organizado, profissional. Com um pouquinho de orientação o adolescente aprendeu a programar, pesquisar, desenvolver e ainda desconstruiu muitas barreira interiores. Gusthavo é outro Gusthavo, parabéns, meu astro, você vai longe, passará das estrelas!

Sem mais, em nome da Escola Estadual Zenon Cleantes Moura, apresento-lhes o projeto ASTRO. Apreciem, prestigiem e divirtam-se enquanto aprendem mais sobre Astronomia e Astrofísica.

Prof. Cris Teodósio Cesar | Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional - NANPp | Pode P@

O espaço, a fronteira final?
Prof. Ricardo Sorrentino